Federica Pellegrini será porta-bandeira da Itália no Rio

ROMA, 27 ABR (ANSA) - Federica Pellegrini, de 27 anos, será a porta-bandeira da Itália na cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) e homenageia a maior nadadora da história do país.   


"É o coroamento de anos e anos de carreira, feitos de grandes derrotas e enormes vitórias, momentos nos quais me perdi e momentos nos quais me reencontrei", escreveu a esportista em seu perfil no Instagram. Pellegrini carregará a "tricolore" na festa do dia 5 de agosto, data de seu aniversário.   


Recordista mundial nos 200 m nado livre, ela é dona de duas medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, em Pequim (2008), e uma de prata, em Atenas (2004), conquistada quando tinha apenas 16 anos de idade. Além disso, a italiana é bicampeã mundial nos 200 m e 400 m nado livre e possui dezenas de medalhas em campeonatos europeus e italianos.   


"Foi uma escolha por aclamação popular, e me desculpo se atrasamos até o último momento para anunciar essa decisão, mas queria estar infinitamente seguro de que não poderia ser outra pessoa a ter a honra de ser a porta-bandeira", disse o presidente do Coni, Giovanni Malagò.   


Embora fosse franca favorita, Pellegrini contou que sentia medo de não ser selecionada. "Mas finalmente é oficial. Estou muito contente, é uma emoção verdadeiramente forte", afirmou a multicampeã, que pode se aposentar das piscinas após as Olimpíadas do Rio. No entanto, a decisão só deve ser tomada depois dos Jogos. "Terei tempo para decidir o futuro da minha vida pessoal e profissional", acrescentou.   


Em 2011, Pellegrini havia dito que não aceitaria um convite para ser porta-bandeira nas Olimpíadas de 2012, em Londres, porque teria a eliminatória dos 400 m nado livre no dia seguinte, virando alvo de críticas que questionavam o seu "patriotismo". A polêmica ainda cresceu porque ela não conseguiu nenhuma medalha na capital britânica.   


No Brasil, a italiana disputará apenas os 200 m, prova que é sua especialidade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos