Renzi troca comando da polícia e da inteligência

ROMA, 29 ABR (ANSA) - Em meio à crescente ameaça do terrorismo na Itália, o primeiro-ministro Matteo Renzi anunciou nesta sexta-feira (29) uma ampla mudança no comando dos serviços de segurança do país.   

Os nomes foram aprovados em uma reunião do Conselho dos Ministros (CDM) e ficarão nos cargos para os quais foram designados até 2018, quando termina a atual legislatura. "São nomeações totalmente institucionais", garantiu Renzi.   

Alessandro Panza, atual chefe da Polícia de Estado, será diretor do Departamento de Informações para a Segurança (DIS), órgão máximo da inteligência italiana. Ele será substituído pelo chefe da província de Roma, Franco Gabrielli, e ocupará o posto de Giampiero Massolo.   

O DIS comanda os dois ramos do serviço secreto da Itália: a Agência de Informações e Segurança Interna (Aisi), que será chefiada pelo general Mario Parente, atual vice do órgão; e a Agência de Informações e Segurança Externa (Aise), na qual não houve mudanças. Parente entrará no lugar do general Arturo Esposito, que se aposentará em junho.   

Além disso, o almirante Valter Girardelli será comandante do Estado-Maior da Marinha, braço das Forças Armadas italianas que coordena as operações de resgate de imigrantes no mar Mediterrâneo. O militar é o atual chefe de gabinete do Ministério da Defesa e assume a função do almirante Giuseppe De Giorgi, envolvido em um escândalo de tráfico de influência.   

Por fim, o general do Exército Carmine Masiello passa a ser conselheiro militar do Palácio Chigi, sede do governo italiano, enquanto o general Giorgio Toschi assume a Guarda de Finanças.   

"Quando se trata de nomeações, desejamos valorizar as figuras institucionais", disse Renzi.   

Integrante da coalizão que combate o Estado Islâmico (EI) no Oriente Médio, a Itália já foi ameaçada em diversas ocasiões pelo grupo jihadista, ainda mais por abrigar o Vaticano, sede do catolicismo. Na última quinta-feira (28), por exemplo, a polícia desmantelou um grupo de homens que pretendia atacar Roma. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos