Após Cruz, Kasich também abandona disputa republicana

SÃO PAULO, 04 MAI (ANSA) - O caminho para o magnata Donald Trump confirmar sua indicação à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano está livre. Após a desistência do senador texano Ted Cruz, o governador de Ohio, John Kasich, abandonou a disputa nesta quarta-feira (4) e deixou o bilionário sem nenhum rival nas prévias da legenda conservadora.   

Kasich, que era um dos pré-candidatos mais moderados, só conseguiu vencer uma primária, justamente a de Ohio, e estava com menos delegados (153) do que o senador pela Flórida Marco Rubio (173), que já interrompeu sua campanha há mais de um mês.   

Na última prévia republicana, em Indiana, o governador obteve apenas 7,5% dos votos, ficando muito atrás de Cruz (36,7%) e Trump (53,3%). Apesar da desvantagem em número de delegados, Kasich esperava tornar-se um candidato de consenso caso ninguém atingisse o número mágico de 1.237 para concorrer à Casa Branca.   

Em março passado, uma sondagem o apontou como o nome preferido de Wall Street para assumir a Presidência em 2017, à frente até da democrata Hillary Clinton, que lidera as prévias do seu partido. Tido como moderado, o governador se descrevia como o único "adulto" entre os postulantes republicanos e como uma alternativa viável ao histerismo dos rivais.   

Em sua primeira campanha, Donald Trump conseguiu derrotar figuras tradicionais do espectro conservador norte-americano, como o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o próprio Kasich, além de superar estrelas ascendentes, como Rubio e Cruz.   

Rejeitado pelo establishment republicano, terá o desafio de unir um partido dividido e encarar a "inevitável" Hillary Clinton nas eleições de novembro.   

As últimas pesquisas dão boa vantagem para a ex-secretária de Estado, que, por outro lado, ainda precisa despachar o senador por Vermont Bernie Sanders nas prévias democratas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos