Londres pode ganhar hoje seu primeiro prefeito muçulmano

LONDRES, 05 MAI (ANSA) - Os cidadãos de Londres vão às urnas nesta quinta-feira (5) para escolher o sucessor do prefeito conservador Boris Johnson, que governa a capital do Reino Unido desde 2008.   

O favorito para vencer o pleito é o parlamentar trabalhista Sadiq Khan, que votou no distrito de Streatham, na periferia da cidade, acompanhado da mulher, Saadiya. Ao deixar o colégio eleitoral, fez um sinal de vitória e sorriu para fotógrafos.   

Filho de imigrantes paquistaneses, ele pode se tornar o primeiro muçulmano a governar a capital britânica.   

Já o seu rival, o conservador Zac Goldsmith, colega do trabalhista no Parlamento do Reino Unido e herdeiro de uma rica dinastia de aristocratas londrinos, votou no subúrbio residencial de Barnes, no norte da metrópole. Durante a campanha, ele chegou a vincular Khan a extremistas islâmicos.   

O vencedor será apenas o terceiro prefeito da história de Londres, que até o ano 2000 tinha sua administração dividida entre vários distritos, cada um com seu líder. Nesta quinta, os britânicos também escolhem prefeitos e conselheiros de várias cidades da Inglaterra e os membros do Parlamento da Escócia e das Assembleias Nacionais de País de Gales e Irlanda do Norte.   

As eleições também são importantes por funcionarem como uma espécie de prévia para o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, marcado para 23 de junho. O próprio Partido Conservador está dividido sobre a questão: o primeiro-ministro David Cameron faz campanha a favor da UE, enquanto o prefeito de Londres, Boris Johnson, defende a chamada "Brexit" (termo em inglês para "saída britânica").   

Além disso, o pleito é o primeiro teste nas urnas para o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, firme combatente das políticas de austeridade de Cameron e considerado "radical" pelos rivais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos