Premier da Turquia anuncia renúncia ao cargo

INSTAMBUL, 05 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, anunciou sua renúncia ao cargo e à presidência do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) nesta quinta-feira (05).   

Segundo fontes ligadas ao governo, a saída de Davutoglu teria sido causada por uma mudança decidida pela sigla. Nos últimos dias, o premier perdeu o direito de nomear os líderes das províncias turcas, em decisão que ficou para o AKP.   

Alguns interlocutores afirmam que a medida foi uma imposição do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, que perdeu a confiança na "lealdade" de Davutoglu em questões sobre o governo em si, que tenta alterar o sistema de parlamentarismo para presidencialismo, os direitos civis e o diálogo com os grupos rebeldes curdos.   

Em seu discurso de despedida, durante uma convenção do partido, o chefe do governo anunciou ainda que não vai mais se candidatar a algum cargo no Congresso, mas que permanecerá no partido. "O nosso relacionamento de lealdade com o presidente continuará.   

Não vivo essa decisão como um fracasso ou como uma decepção", disse Davutoglu.   

O premier estava no cargo desde 2014 para substituir o próprio Erdogan, que foi eleito presidente naquele ano. Apesar da turbulência política vivida em 2015, seu partido, o AKP, conseguiu retomar a maioria do Parlamento nas eleições de novembro do ano passado - com a consequente renomeação do premier.   

Um conselheiro de Erdogan falou à mídia local nesta quinta que o presidente descarta convocar novas eleições por causa da renúncia, mas especialistas apontam que uma nova ida às urnas pode ser concretizada entre os meses de setembro e novembro deste ano.   

O presidente fez apenas um comentário sobre a saída de Davutoglu e afirmou apenas que essa "foi uma decisão do primeiro-ministro". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos