Em seu 160º aniversário, Freud é homenageado pelo Google

ROMA, 6 MAI (ANSA) - No dia 6 de maio de 1856, nascia na cidade de Freiberg, na República Tcheca, Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido por Sigmund Freud ou o "pai da psicanálise".   


E nesta sexta-feira (6), há exatamente 160 anos dessa data, o famoso neurólogo e psicoanalista foi homenageado pelo Google com um doodle, desenho realizado pela plataforma em aniversários e outras datas importantes em seu buscador.   


Para o pensador, o impulso sexual infantil e as suas relações com o remorço e a culpa fazem parte da base dos processos interpretativos. Muitos dos "seguidores" das suas teorias, como Carl Jung e Alfred Adler, logo criaram novas ideias a partir das de Freud que rebatem o reconhecimento, dito por eles excessivo, que a sexualidade tem para o psicólogo.   


Em um primeiro momento, o tcheco se dedicou ao estudo da hipnose e dos seus efeitos na cura de pacientes psiquiátricos. A partir deste momento, Freud começa a nomear os conceitos que formam a psicanálise. Assim surgem o método de adivinhação por meio de análises de associações livres, lapsos de memória, atos involuntários e interpretações dos sonhos e termos como pulsão, id, ego, superego, consciente, inconsciente, o complexo de Édipo, a libido e as fases do desenvolvimento psicossexual.   


As ideias e teorias de Freud, vistas com desconfiança na Viena do século 19, ainda são extremamente discutidas e debatidas não apenas no ambiente médico-científico, mas também no acadêmico, no literário, no filosófico e no cultural e permanecem atuais mesmo após mais de 100 anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos