Após punição por doping, italiano conquista vaga na Rio2016

ROMA, 09 MAI (ANSA) - Após ficar três anos e nove meses afastado do esporte por causa de doping, o italiano Alex Schwazer voltou às competições de marcha atlética e conquistou a vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro na categoria 50 quilômetros.   


Neste domingo (08), Schwazer marcou o tempo de 3'39''00, o segundo melhor do ano em nível internacional, na Copa do Mundo de Marcha Atlética em Roma e ficou à frente do campeão olímpico de 2012, Jarrett Tallent (3'44''02). A competição na "Cidade Eterna" era a última chance do italiano conquistar sua vaga olímpica.   


"Foi uma prova muito bonita, com uma torcida incrível e uma equipe fortíssima, porque nós vencemos como um time. Talvez esta [vitória] esteja entre as disputas mais bonitas que já fiz em casa. Não esquecerei jamais desta prova", disse o campeão olímpico de 2008.   


Sobre as questões polêmicas que envolveram a volta do marchador às pistas, Schwazer minimizou. "Se essa vitória coloca fim às polêmicas? Não sei e sinceramente não me interessa. O que posso fazer é competir bem nas minhas provas e todos estão livres para falar o que quiserem. Eu estou concentrado no que vou fazer por mim e todo o resto é relativo", disse.   


O italiano foi flagrado com o hormônio Eritropoetina (EPO) após competições em agosto de 2012. A pena inicial era de três anos e meio de suspensão, mas em 2015, ela foi aumentada em mais três meses pelo Tribunal Nacional Antidoping do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) pelo atleta ter tentado "burlar os controles".   


Sua namorada à época dos fatos, a patinadora italiana Carolina Kostner, também foi punida com um ano e quatro meses de suspensão por ter sido considerada "cúmplice" do atleta ao não denunciar os fatos que sabia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos