Justiça autoriza extradição do traficante 'El Chapo' aos EUA

Na Cidade do México (México)

  • Cortesia de Sean Penn

    18.jan.2015 - Sean Penn com Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, ou 'El Chapo'

    18.jan.2015 - Sean Penn com Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, ou 'El Chapo'

A Justiça mexicana autorizou nesta segunda-feira (9) a extradição para os Estados Unidos do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, preso no último dia 8 de janeiro após seis meses de fuga.   

No último fim de semana, o criminoso já havia sido transferido sem aviso prévio a uma penitenciária de Ciudad Juárez, município do norte do México que fica grudado em El Paso, já no estado norte-americano do Texas.   

El Chapo é alvo de processos na Califórnia por formação de quadrilha e narcotráfico, e sua extradição ainda depende de uma decisão do governo mexicano, embora isso seja dado como certo.   

Logo após a captura do criminoso, o presidente Enrique Peña Neto havia prometido fazer de tudo para garantir sua expulsão.   

Ex-chefe do cartel de Sinaloa, El Chapo foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 km. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos