Parlamento grego aprova novas medidas de austeridade

BRUXELAS, 9 MAI (ANSA) - O Parlamento grego aprovou na madrugada desta segunda-feira (9) novas medidas de austeridade para tentar desbloquear, pela segunda vez, o terceiro resgate financeiro internacional de 86 bilhões de euros. Agora, cabe ao eurogrupo analisar as medidas nesta segunda-feira (9) e decidir sobre a concessão da verba, em um encontro extraordinário em Bruxelas. As medidas aprovadas se referem a aumento de impostos no valor de 3,6 bilhões de euros (de um total de 5,4 bilhões de euros que Atenas pretende poupar até 2018) e reformas no sistema de pensões. As ideias foram analisadas até o último minuto pelos parlamentares. A vitória da bancada governista do Syriza, do premier Alexis Tsipras, veio com uma margem apertada: 153 parlamentares votaram a favor, e 147 se posicionaram contra. A aprovação do Parlamento aconteceu horas após protestos e enfrentamentos na Praça Syntagma. Assim que as alterações foram aprovadas, centenas de gregos também saíram às ruas para se manifestarem.   

Os incidentes mais sérios ocorreram quando um grupo de anarquistas lançou bombas molotov contra policiais, que responderam com gás lacrimogêneo.   

Agora, o eurogrupo pode dar mais uma chance à Grécia e evitar o desencadeamento de mais uma nova e perigosa crise financeira.   

Além disso, a concessão do empréstimo acalmaria os ânimos do mercado, já exaltados com a possível saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem dúvidas sobre a capacidade da Grécia de poupar os 5,4 bilhões de euros e alcançar um superávit primário de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2018. Espera-se poupar 1,8 bilhão de euros com os cortes nas pensões, enquanto reformas fiscais devem angariar outro 1,8 bilhão de euros. O restante, Atenas espera recolher por meio de impostos indiretos.   

A União Europeia e os credores internacionais exigem a adoção dessas medidas de austeridade para conceder um pacote de 86 bilhões de euros prometido em julho de 2005. Este seria o terceiro resgate à Grécia desde 2010. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos