Cineasta Ettore Scola será tema de exposição em Roma

ROMA, 10 MAI (ANSA) - Entre os dias 16 de setembro e 23 de outubro, o Museu Carlo Bilotti, em Roma, receberá a exposição "Prazer, Ettore Scola", dedicada ao cineasta italiano morto em janeiro deste ano.   


A mostra será dividida em duas partes e reunirá fotos, documentos, desenhos e objetos pessoais inéditos que narram a história do diretor desde sua infância, incluindo suas experiências como cartunista e sua obra cinematográfica.   


A exposição nasceu da colaboração dos curadores Marco Dionisi e Nevio De Pascalis com o próprio Scola e com sua família. "Meu pai era rebelde e reservado, mas a insistência e dedicação dos curadores o convenceram a recebê-los. Reabrir as gavetas e olhar para suas memórias também o agradou", disse a filha Silvia Scola.   


A mostra será apresentada durante o Festival de Cannes no dia 18 de maio, em homenagem aos 40 anos da conquista da Palma de Ouro pelo cineasta com "Feios, Sujos e Malvados".   


A exposição, no entanto, irá além de sua carreira no cinema.   


Scola é lembrado como designer, escritor, amante do teatro e da política e também por sua personalidade irônica e melancólica, capaz de ver e mostrar a verdadeira Itália por meio de seu trabalho.   


O objetivo declarado dos curadores é contar a vida do diretor em sua totalidade, abordando sua importância para o cinema, mas sem esquecer a diversidade dos interesses de "um profissional eclético, complexo, afiado e observador amargo dos costumes nacionais." (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos