Conheça o provável ministério de Michel Temer

SÃO PAULO, 11 MAI (ANSA) - Eliseu Padilha, Romero Jucá, Geddel Vieira Lima e Henrique Meirelles: estes nomes devem compor o núcleo duro do iminente governo Michel Temer, que assumirá a Presidência da República com o afastamento de Dilma Rousseff pelo Senado.   


Ministro dos Transportes de Fernando Henrique Cardoso e ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil de Dilma, Padilha deve ser indicado para comandar a Casa Civil de Temer, de quem é um dos aliados mais próximos. Na atual configuração do organograma do governo, a pasta é a mais importante de todas.   


Outro político que transitou com desenvoltura entre tucanos e petistas e terá lugar de honra no gabinete do atual vice-presidente é o senador Romero Jucá, provável futuro ministro do Planejamento. O parlamentar foi vice-líder do governo FHC no Senado e ministro da Previdência Social com Luiz Inácio Lula da Silva.   


Já o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles é o favorito para assumir a pasta da Fazenda e comandar a economia brasileira pelos próximos meses. Por sua vez, Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional entre 2007 e 2010, ficará com a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do Planalto. Todos esses quatro nomes, com exceção de Meirelles, pertencem ao PMDB e foram escolhas pessoais de Temer.   


O ministério do vice de Dilma também deve ser composto por tucanos, sendo o mais destacado deles o senador José Serra, que será alocado nas Relações Exteriores. Além disso, especula-se que o Itamaraty será agregado ao Comércio Exterior, fortalecendo ainda mais o ex-governador de São Paulo.   


Alexandre de Moraes, secretário paulista de Segurança Pública, é cotado para a pasta da Justiça, enquanto o deputado Bruno Araújo, que deu o voto que confirmou a admissibilidade do impeachment na Câmara, ficará com o Ministério das Cidades.   


Veja abaixo outros nomes que devem integrar o governo Temer: Blairo Maggi (Agricultura) Gilberto Kassab (Comunicações e Ciência e Tecnologia) Henrique Alves (Turismo) Maurício Lessa (Transportes) Mendonça Filho (Educação e Cultura) Osmar Terra (Ministério Social/Desenvolvimento Social) Ricardo Barros (Saúde) Sarney Filho (Meio Ambiente) (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos