Sanders respira e vence primárias em Virgínia Ocidental

WASHINGTON, 11 MAI (ANSA) - O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Bernie Sanders, venceu a disputa contra Hillary Clinton nas primárias da Virgínia Ocidental, ocorrida nesta terça-feira (10).   

Com quase 97% das urnas apuradas, o senador de Vermont tem 51,4% dos votos contra 36% de Clinton. Porém, como a votação democrata é proporcional e dá pesos diferentes aos votos das grandes cidades, ambos conquistaram 17 delegados.   

"Lutarei até o fim por cada voto", disse Sanders durante o comício que celebrou a vitória. A fala do senador tem a ver com o fato dele estar distante de derrotar a ex-secretária de Estado na disputa. Até o momento, Hillary tem 2.239 delegados - faltando apenas 144 representantes para atingir o "número mágico" para a indicação - e Sanders tem 1.469.   

Por causa disso, Sanders pediu a "união" do partido democrata durante a Convenção que definirá quem irá concorrer na corrida presidencial. "Eu tenho uma mensagem para os delegados na Filadélfia. Se com Hillary Clinton nós temos muitas diferenças, sobre uma coisa nós estamos de acordo: precisamos derrotar Donald Trump. Trump não se tornará presidente porque o povo norte-americano sabe que a nossa força está na diversidade", completou o senador.   

O magnata é o único candidato do partido opositor na disputa e, obviamente, venceu as primárias realizadas ontem na Virgínia Ocidental e também em Nebraska - onde ocorreu apenas o pleito republicano. Ao todo, ele contabilizou mais 67 delegados nos dois estados. Atualmente, Trump tem 1.135 delegados e precisa de mais 102 para atingir o número mínimo para a indicação republicana.   

Porém, mesmo atingido o "número mágico", pode acontecer do bilionário não contar com o apoio do partido. Isso porque a postura de Trump causa muitas críticas entre os próprios republicanos e diversos expoentes da sigla - como George Bush, George W. Bush e Mitt Romney - já anunciaram que não apoiarão o candidato.   

As primárias e caucus seguem até o dia 14 de junho e há ainda 1.057 delegados disponíveis do lado democrata e 438 do lado republicano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos