Dario Fo expõe quadros baseados em seu último livro

Por Gioia Giudi MILÃO, 12 MAI (ANSA) - O dramaturgo e prêmio Nobel de Literatura Dario Fo se apresentará como pintor em uma exposição que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 13, na Miart Gallery, na cidade italiana de Brera, com quadros inspirados em seu último libro "Razza di Zingaro".   


Não é por acaso que a mostra tem o mesmo nome que a obra, onde Fo reconstrui a história de Johann Trollman, um pugilista sinti (um dos principais grupos ciganos) da Alemanha nazista.   


Com uma representação teatral, as pinturas do italiano mostram os cenários, os retratos e cenas importantes com os personagens que dominam o livro, que surgiu graças às investigações de Paolo Cagna Ninchi.   


"O livro foi realizado a partir de uma investigação de um amigo meu. Eu comecei a trabalhar imediatamente, tanto que eu pedi a ele para voltar para a Alemanha para encontrar outras informações sobre esse lutador que começou no boxe muito jovem, sem saber de nada, e entrou em uma escola onde impactou seus professores por que dançava no ringue e isso era uma novidade", disse Fo.   


"Quando Trollman se tornou perigoso para o poder, começaram a persegui-lo e o mandaram para a prisão, onde o faziam lutar e sempre perdia, mas um dia, por dignidade, com quatro movimentos ganhou do campeão, um nazista, e depois de três dias estava morto", reconstruiu o escritor o caso dessa forma.   


Sobre a história, Fo criou os quadros "O Ginásio É Como um Lugar Sagrado", "O Entretenimento" e "Olga, a Esposa de Johann", onde o artista viu "um drama como os da Grécia antiga", como também "um caso universal".   


"Rejeitamos o estrangeiro, não escrevi essa história para falar de coisas antigas, o que aconteceu com os nazistas tem uma semelhança com que ocorre hoje", concluiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos