Por impeachment, Maduro convoca embaixador da Venezuela

CARACAS, 14 MAI (ANSA) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou nesta sexta-feira (13) seu embaixador no Brasil, Alberto Castelar, por causa do "golpe de Estado" sofrido por Dilma Rousseff.   


"Pedi ao embaixador no Brasil, Alberto Castelar, que volte para Caracas. Estivamos avaliando esta dolorosa página da história, com um julgamento totalmente injusto contra uma mulher, que é a primeira presidente mulher que o Brasil teve, uma grande patriota, que soube enfrentar a ditadura e a prisão", disse o mandatário durante uma reunião do Conselho de Ministros.   


Segundo o presidente, o "golpe" contra Dilma é também um "golpe contra os Brics [Brasil, Rússia, China, África do Sul e Índia] e para desestabilizar seus povos". "Querem destruir a União das Nações Sul-Americanas [Unasul], na qual a marca de Lula está no parto desta grande comunidade, e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos [Celac]". Para o venezuelano, é preciso que os países próximos ao Brasil "levantem sua voz contra o vírus do golpismo que tenta tomar outra vez a América Latina", disse também referindo-se à atual situação política do seu país. Lá, Maduro está correndo o risco de ser afastado do cargo por causa de um referendo revogatório que a oposição está conseguindo fazer avançar.   


A fala de Maduro ocorreu poucas horas depois do novo ministro das Relações Exteriores brasileiro, José Serra, emitir uma nota criticando a postura de governos de cinco países - Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Equador - que ficam "levantando dúvidas" sobre o processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff.   


Rejeitando "com veemência" essas declarações, o Itamaraty destacou que o fato ocorreu "em um quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos