Ex-prefeito de Londres compara União Europeia a Hitler

ROMA, 15 MAI (ANSA) - O ex-prefeito de Londres Boris Johnson comparou a União Europeia ao ditador nazista Hitler ao defender a saída do Reino Unido do bloco, o chamado "Brexit".   

Ao falar que o objetivo da UE é unificar a Europa sob uma única "autoridade", Johnson afirmou que "Napoleão e Hitler, além de outras pessoas, tentaram fazer isso e terminaram tragicamente. A União Europeia tenta a mesma coisa, só que com métodos diferentes", disse neste sábado (14) ao jornal "Sunday Telegraph".   

Segundo Johnson, um dos principais defensores políticos do Brexit, o bloco teve "desastrosas falências" e alimentou a tensão entre os Estados-membros. Para ele, Bruxelas autorizou a Alemanha a aumentar seu próprio poder e a influenciar sobre a economia italiana e "destruir" a Grécia - lembrando dos acordos para tentar salvar o país.   

Os britânicos irão às urnas em breve para decidir se querem ou não ficar na União Europeia. Recentes pesquisas mostram que a população está bastante dividida sobre o tema. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos