Jurista será 1ª mulher a chefiar província de Roma

ROMA, 16 MAI (ANSA) - O ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, nomeou nesta segunda-feira (16) a jurista Paola Basilone, de 65 anos, como chefe da província de Roma. Ela será a primeira mulher a exercer o cargo.   

Dona de uma larga experiência na máquina pública, Basilone já foi vice-chefe da Polícia e comandou as províncias de Nápoles, no sul, e Turim, no norte do país. A jurista tomará posse na próxima quinta-feira (19), quando o atual ocupante do posto, Franco Gabrielli, assumir o controle da Polícia, em meio a uma ampla reforma promovida pelo primeiro-ministro Matteo Renzi nos serviços de segurança e inteligência.   

"A doutora Basilone, que ostenta um currículo brilhante, operou em Turim e saberá trabalhar em Roma em um momento tão delicado", declarou Alfano. Atualmente, a cidade de Roma, capital da província homônima, é comandada por um comissário nomeado pelo governo nacional e está às vésperas de realizar eleições.   

Além disso, a Itália enfrenta uma grave crise migratória, com centenas de pessoas chegando ao seu litoral todos os dias. Roma, a principal metrópole do país, é um ponto de passagem quase que obrigatório para esses imigrantes.   

As províncias são entes que se situam entre as regiões (estados) e os municípios e são subordinadas diretamente ao Ministério do Interior. Seu chefe é chamado de "prefetto", que é diferente do "sindaco", nome em italiano para os prefeitos das cidades.   

No entanto, o referendo sobre as reformas constitucionais que será realizado no segundo semestre prevê a retirada dessa figura institucional da Constituição italiana, então há uma chance de Basilone ter vida curta no novo cargo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos