Em Cannes, elenco de 'Aquarius' denuncia golpe contra Dilma

CANNES, 17 MAI (ANSA) - O Brasil foi um destaques do Festival de Cannes nesta terça-feira (17), mas nem tanto pelo cinema e, sim, pela crise política que atinge o país e afastou a presidente Dilma Rousseff do cargo. O elenco do longa brasileiro "Aquarius" aproveitou o tapete vermelho para denunciar o que os artistas chamam de "golpe" contra o governo. Antes da exibição do filme, os atores Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e o diretor Kleber Mendonça Filho seguraram cartazes em inglês e francês com a inscrição "O mundo não pode aceitar este governo ilegítimo. Um golpe está acontecendo no Brasil: 54 milhões de votos foram queimados".   


O protesto não passou despercebido aos olhos do diretor do festival, Thierry Fremaux, que fez uma pausa no protocolo e pediu para que a equipe do evento filmasse os cartazes.   


Depois da entrada na sala de exibição, os convidados do filme estenderam uma faixa com a frase "Stop the coup in Brazil" ("Interrompam o golpe no Brasil", na tradução).   


Em sua página oficial do Twitter, a presidente Dilma Rousseff agradeceu pelo apoio do elenco em Cannes. O longa "Aquarius" é a única produção latino-americano a concorrer uma Palma de Ouro este ano e fez jus a sua posição sendo ovacionado e aplaudido após sua exibição.   


O filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho conta a história de uma escritora e crítica de música aposentada chamada Clara. Mãe de três filhos e viúva, a protagonista, interpretada por Sonia Braga, luta contra o sistema imobiliário que quer destruir o edifício Aquarius onde ela mora.   


Depois que soube sobre a indicação, Mendonça confessou não ter acreditado. "Eu estava em negação, mas aos poucos estou encarando o fato de que o filme vai passar aqui, é um momento muito bom para mim, para a minha equipe, estou com quase 30 amigos e colaboradores do filme aqui em Cannes, acho que vai ser uma experiência bem forte", disse o cineasta. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos