Principado de Mônaco compra porto na Itália

VENTIMIGLIA, 17 MAI (ANSA) - A Société d'Exploitation des Ports de Monaco (Sociedade de Exploração dos Portos de Mônaco, em francês), pertencente ao Principado de Mônaco, chegou a um acordo preliminar para assumir o controle do Porto de Ventimiglia, no noroeste da Itália, fronteira com a França.   

Iniciado em 2009 e ainda em construção, o local tem como atual dono o grupo privado Cozzi Parodi e pode se tornar um importante motor do turismo na cidade e na região. O ritmo das obras segue lento desde 2013 por causa da crise econômica, mas a chegada dos monegascos pode acelerar os trabalhos.   

O projeto inicial da marina prevê a realização de 354 vagas para barcos de 8,5 a 45 metros de comprimento, porém a conclusão do negócio está sujeita à exigência do Cozzi Parodi de abrir espaço para iates de até 60 metros, o que reduziria o número de postos para 180.   

Além disso, o acordo precisa ser avalizado pelas autoridades regulatórias italianas e europeias. "Espero que os procedimentos sejam concluídos e que as obras possam ser retomadas o mais rápido possível", declarou a vice-prefeita de Ventimiglia, Silvia Sciandra.   

A operação se dará por meio de uma transferência de cotas societárias, mas seu valor não foi divulgado pelas partes envolvidas. A cidade italiana fica a apenas 20 km de Mônaco e no ano passado esteve no centro da crise migratória que atinge a Europa.   

Na ocasião, a França fechou a fronteira no município para impedir a entrada de solicitantes de refúgio, que se acumularam às centenas na região. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos