Juiz italiano morto pela máfia será homenageado em São Paulo

SÃO PAULO, 18 MAI (ANSA) - No próximo dia 23 de maio, o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, receberá um seminário em homenagem ao magistrado italiano Giovanni Falcone, assassinado pela Cosa Nostra, a máfia siciliana, exatos 24 anos antes.   


Chamado "Para não esquecer", o evento será realizado a partir das 9h30 e terá a presença do cônsul-geral da Itália na capital paulista, Michele Pala, e uma aula magna do jurista Walter Fanganiello Maierovitch. Além disso, a escola fará um debate sobre o combate aos mafiosos no país da bota.   


Por fim, será exibido o filme "A máfia só mata no verão", que retrata justamente a vida na Sicília dominada pela Cosa Nostra.   


Inspiração do juiz brasileiro Sérgio Moro, Falcone foi morto em um atentado em 23 de maio de 1992. O ataque também tirou a vida de sua esposa (Francesca Morvillo) e de três agentes da escolta (Vito Schifani, Rocco Dicillo e Antonio Montinaro).   


A ação foi encomendada pela Costa Nostra - que estava na mira dos processos conduzidos pelo magistrado - e realizada em uma rodovia nos arredores de Palermo, capital siciliana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos