Em Roma, brasileiros protestam contra impeachment e Temer

ÃO PAULO, 20 MAI (ANSA) - Dezenas de brasileiros se reuniram na tarde da última quinta-feira, dia 19, em Roma, na Itália, para protestar contra o governo do presidente interino Michel Temer e o processo de impeachment de Dilma Rousseff.   

"Nós, brasileiros que vivemos em Roma, decidimos nos organizar e nos manifestar contra o golpe de Estado no Brasil e a usurpação de nossa democracia. Apesar de estarmos na Itália, queremos mostrar nossa indignação e que não legitimamos o novo presidente", explicaram os organizadores em nota. A concentração teve início às 17h30 na Itália (12h30 no horário de Brasília) e reuniu cerca de 50 pessoas na Piazza Vidoni, na região central da capital italiana.   

Em entrevista à ANSA Brasil, uma das organizadoras, Carla Guanais, considerou o ato um sucesso. "Por acontecer em dia de semana, o horário e a previsão de chuva atrapalhou a muitos. Mas foi um bom grupo".   

Animados, manifestantes levavam cartazes com dizeres como "Fuori Temer" ("Fora Temer", em português), "No al golpe in Brasile" ("Não ao Golpe no Brasil") e "In Difesa della Democracia" ("Em Defesa da Democracia").   

A manifestação ocorreu de forma pacífica. A Prefeitura de Roma destacou pequeno contingente de policiais para acompanhar o ato, no entanto.   

No último dia 12, Dilma foi afastada por 120 dias da Presidência após o Senado aprovar a tramitação do processo de impeachment no Congresso. Com isso, Temer assumiu o cargo de forma interina.   

Partidários petistas alertam para um golpe, nos moldes do que tirou Fernando Lugo do Poder no Paraguai em 2012. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos