Radical italiano, Panella é velado na Câmara de Deputados

ROMA, 20 MAI (ANSA) - Teve início na Câmara de Deputados da Itália, o Montecitorio, em Roma, o funeral do radical italiano Marco Pannella, morto na madrugada de ontem. O premier da Itália, Matteo Renzi, compareceu ao ato de despedida. Também se encontram no local outras autoridades do país, como a presidente da Câmara, Laura Boldrini, e companheiros de partido.   

Cerimônia estará aberta ao público entre às 15h e às 22h (entre 10h e 17h no horário de Brasília).   

Em seguida, o corpo de Pannella será levado à sede do Partido Radical, em Roma, onde será velado durante toda a noite. Colegas da legenda planejam uma vigília. Na manhã deste sábado, está programada uma procissão até Piazza Navona, onde uma cerimônia ecumênica será realizada.   

No domingo acontece o enterro. Seu desejo era ser enterrado junto ao pai e o avô no cemitério de Cartecchio.   

O líder radical morreu na noite da última quinta-feira, dia 19, aos 86 anos após uma longa batalha contra o câncer.   

Panella era conhecido como um dos protagonistas da luta pelos direitos civis na Itália nas últimas décadas e um dos fundadores do Partido Radical (atualmente conhecido como Radicais Italianos).   

Nos anos 1970, contribuiu decisivamente para a legalização do voto para os jovens de 18 anos, do aborto e do divórcio, para a descriminalização do uso de drogas leves e para o fechamento de manicômios. Conhecido por seu jeito não convencional de fazer política, Pannella chegou a ser preso para denunciar os problemas do sistema carcerário. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos