Topo

Produtores de Grana Padano querem processar novela nos EUA

23/05/2016 19h20

ROMA, 23 MAI (ANSA) - O Consorzio Tutela Grana Padano, que reúne fabricantes do queijo mais popular da Itália e símbolo da gastronomia do país da bota no mundo inteiro, pretende processar os autores de uma novela norte-americana que teria difamado o produto em um de seus episódios.   

Em uma cena de "The Bold and the Beautiful" exibida na televisão italiana no último dia 28 de abril, o personagem Charlie Webber começa a preparar o jantar, mas percebe que comprou Grana Padano ao invés de Parmigiano Reggiano, outro ícone do país europeu.   

Em seguida, ele resmunga, deixa a cozinha e volta pouco depois, já mais calmo, com um pacote de Parmigiano ralado nas mãos.   

"Estamos decepcionados. É uma falta de respeito muito grande e gratuita com um produto bom e genuíno como o Grana Padano, apreciado por adultos e crianças do mundo todo e um dos mais ilustres embaixadores do 'made in Italy'", declarou Stefano Berni, diretor-geral do consórcio.   

Segundo ele, os advogados norte-americanos do grupo já foram notificados para entrarem em contato com os produtores da novela. "Trata-se de um evidente dano de imagem a nível planetário, dada a difusão do programa", acrescentou o executivo. Se não houver acordo, o Consorzio Grana Padano poderá entrar com uma ação judicial pedindo ressarcimento.   

Os Estados Unidos representam o segundo mercado no exterior para o queijo italiano, atrás apenas da Alemanha, e consomem mais de 200 mil formas por ano, totalizando 200 milhões de euros (R$ 800 milhões).   

Curiosamente, o Parmigiano Reggiano, tido na novela "The Bold and the Beautiful" como superior ao Grana Padano, também já teve problemas de "imagem" nos EUA. Em 2015, um comercial do site de pornografia "Pornhub" dizia que o produto italiano era uma espécie de "Pornhub Premium" dos queijos, fazendo referência ao seu serviço pago.   

Apesar do "elogio", o anúncio irritou os produtores de Parmigiano Reggiano, que pediram a imediata suspensão da peça publicitária. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.