Topo

Restos mortais recuperados de avião da EgyptAir sugerem que houve explosão a bordo, dizem legistas

No Cairo

24/05/2016 08h42

Médicos legistas e fontes da comissão de inquérito sobre o acidente com o voo MS804 da Egyptair disseram nesta terça-feira (24) terem indícios suficientes de que houve uma explosão a bordo antes do avião cair no mar.   

"Não há nenhum corpo que está inteiro, com braços ou cabeça", disse um médico egípcio. "A explicação lógica é que se trata de uma explosão", explicou o especialista.   

A hipótese da explosão tem ganhado força com os primeiros relatórios da comissão de inquérito. "Eles indicam que, segundo a autópsia dos restos dos corpos das vítimas, uma explosão ocorreu dentro do avião antes que ele caísse", confessaram fontes ligadas à investigação, pedindo anonimato, já que o caso ainda não foi encerrado.   

Foram levados para análise 23 pacotes com restos mortais e tecido dermatológico para exames de DNA. Ao todo, há 80 fragmentos humanos que poderão ajudar a estabelecer as circunstâncias do acidente. "Os relatórios indicam que nenhum corpo foi devorado por peixe ou sofreu mudanças quando caiu no mar", disseram as fontes.   

O Airbus 320 da Egyptair levava 66 pessoas a bordo, sendo 56 passageiros e 10 funcionários da companhia aérea, quando desapareceu dos radares na última quinta-feira (19). O voo MS804 fazia a rota entre Paris e Cairo e perdeu contato com as torres de comando quando saía do espaço aéreo grego e ingressava no egípcio.   

Foram encontrados destroços da aeronave próximo à cidade Alexandria, na costa do Egito. As autoridades ainda não sabem se o avião sofreu uma falha técnica ou foi alvo de um atentado terrorista, pois, em outubro, o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) derrubou uma aeronave da companhia russa Metrojet no Sinai.