Fotos em redes sociais mostram personalidade do usuário
SÃO PAULO, 25 MAI (ANSA) - As fotos que são postadas nas redes sociais podem dizer muito sobre a personalidade da pessoa. Em uma análise feita pela Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, foi possível identificar cinco tipos de personalidades associadas a um determinado estilo da imagem do perfil do usuário: extrovertido, aberto a novas experiências, bondoso, consciente e neurótico.
Para catalogar as características dos milhares de usuários do Twitter, os pesquisadores, liderados por Daniel Preotiuc-Peter, examinaram os 66 mil contas e 3,2 mil tuítes mais recentes de todos. Enquanto isso, 434 pessoas foram submetidas a um levantamento psicológico tradicional. A partir disso, a equipe relacionou os resultados do teste às características de cada imagem de perfil.
Verificou-se, por exemplo, que os extrovertidos preferem fotos artísticas, muitas vezes tecnicamente "mal feitas", mas em que eles pareçam mais jovens. As pessoas abertas a novas experiências, em sua maioria, se apresentam de forma extravagante e são mais propensas a usar um objeto em seu perfil. Além disso, se usam óculos, não são de sol, e ainda podem apresentar um olhar irritado.
As pessoas bondosas, alegres e sociáveis são propensas a usar uma foto colorida, mesmo que embaçada, e que as mostre geralmente sorrindo ou em situações lúdicas. Usuários conscientes, ou seja, disciplinados, destacam emoções positivas nas fotografias de seu perfil, podem parecer mais velhos do que realmente são e tendem a estar sozinhos, e não em grupos. Os neuróticos são mais reservados e optam por não ser claramente visíveis na imagem ou representam-se com um objeto no lugar do próprio rosto.
A pesquisa, apresentada nesta semana na Conferência Internacional sobre a Web e Meios de Comunicação Social, em Colônia, na Alemanha, é apenas um dos muitos exemplos de como as redes sociais podem ser usadas para fins acadêmicos. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Para catalogar as características dos milhares de usuários do Twitter, os pesquisadores, liderados por Daniel Preotiuc-Peter, examinaram os 66 mil contas e 3,2 mil tuítes mais recentes de todos. Enquanto isso, 434 pessoas foram submetidas a um levantamento psicológico tradicional. A partir disso, a equipe relacionou os resultados do teste às características de cada imagem de perfil.
Verificou-se, por exemplo, que os extrovertidos preferem fotos artísticas, muitas vezes tecnicamente "mal feitas", mas em que eles pareçam mais jovens. As pessoas abertas a novas experiências, em sua maioria, se apresentam de forma extravagante e são mais propensas a usar um objeto em seu perfil. Além disso, se usam óculos, não são de sol, e ainda podem apresentar um olhar irritado.
As pessoas bondosas, alegres e sociáveis são propensas a usar uma foto colorida, mesmo que embaçada, e que as mostre geralmente sorrindo ou em situações lúdicas. Usuários conscientes, ou seja, disciplinados, destacam emoções positivas nas fotografias de seu perfil, podem parecer mais velhos do que realmente são e tendem a estar sozinhos, e não em grupos. Os neuróticos são mais reservados e optam por não ser claramente visíveis na imagem ou representam-se com um objeto no lugar do próprio rosto.
A pesquisa, apresentada nesta semana na Conferência Internacional sobre a Web e Meios de Comunicação Social, em Colônia, na Alemanha, é apenas um dos muitos exemplos de como as redes sociais podem ser usadas para fins acadêmicos. (ANSA)
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