Topo

Conheça as 20 viagens que fazem bem para a alma

27/05/2016 17h02

SÃO PAULO, 27 MAI (ANSA) - De Santiago de Compostela, na Espanha, a São Giovanni Rotondo, na Itália: conheça 20 lugares famosos pela espiritualidade e por serem destinos de peregrinação recomendados pelo site de viagens Skyscanner àqueles que buscam uma pausa para reflexão e autoconhecimento.   


Peregrinação a Fátima - Começamos com a cidade de Fátima, em Portugal, um ponto de devoção devido à aparição da Virgem Maria a três crianças camponesas, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917.   


O município, que também abriga a basílica em homenagem à santa, atrai um número maior de fiéis a cada ano. Para aqueles que tiverem a oportunidade, vale a pena sair de Fátima para visitar o Castelo de Ourém, considerado patrimônio da humanidade.   


Cidade de Medjugorje - Em Medjugorje, na Bósnia, é possível participar de comemorações em diferentes idiomas, além de rezar na Capela da Adoração. O lugar ficou conhecido após uma aparição da Virgem Maria em 1981. Desde então, os fiéis são cada vez mais numerosos e muitas excursões são organizadas pelas belas paisagens nas imediações do santuário, como a cidade de Mostar e as cachoeiras de Kravice. Imperdível também é Dubrovnik, na Croácia, a apenas duas horas de carro de Medjugorje.   


Peregrinação à Terra Santa - Este é um lugar mágico, cheio de espiritualidade e onde a fé e a história estão interligadas. Não ficar fascinado é praticamente impossível. Com muitas referências bíblicas, é preciso se organizar para visitar os lugares mais populares, e com certeza o tour levará mais do que um fim de semana se sua intenção for visitar os principais santuários cristãos e ainda reservar um tempo para preces.   


Apenas na cidade Antiga de Jerusalém, há bairros e templos cristãos, judaicos e muçulmanos que valem a pena ser visitados, como o Muro das Lamentações, a Basílica do Santo Sepulcro e a Cúpula da Rocha.   


Viagem a Lourdes - Situada na França, a cidade de Lourdes abriga talvez o mais conhecido dos santuários dos marinheiros, lugar onde a fé encontra a natureza. Repleta de belas igrejas e capelas silenciosas rodeadas por vegetação, o lugar é ideal para a reflexão. Você pode começar o tour pela Gruta de Massabielle, onde a Virgem Maria teria aparecido pela primeira vez em 1858 para a camponesa Bernadette Soubirous, canonizada pela Igreja Católica em 1933. Outra parada é o complexo de Notre-Dame de Lourdes, que inclui a Basílica Superior, a Basílica do Rosário e a Basílica de São Pio X. Você também pode visitar a casa de Bernadette, onde foi feito um museu dedicado à jovem.   


Peregrinação a Loreto - A Itália também é uma referência quando se fala em locais de culto. Um dos mais movimentados é o vilarejo de Loreto, na região de Marcas. Ele abriga a Basílica da Santa Casa, construída entre os anos de 1400 e 1755. Donato Bramante, Andrea Sansovino e Giuliano da Sangallo são alguns dos artistas que participaram da obra e ajudaram a transformar a igreja em uma verdadeira joia.   


Viagem a San Giovanni Rotondo - Ainda na Itália, mas na região da Púglia, fica a cidade de San Giovanni Rotondo, lugar rico em misticismo e solenidade e onde os restos mortais de São Pio de Pietrelcina estão guardados em uma esplêndida basílica projetada pelo arquiteto Renzo Piano. Em San Giovanni Rotondo é possível descansar no Parque Nacional Gargano, onde você pode mergulhar na beleza e tranquilidade da natureza.   


Peregrinação a Santiago de Compostela - E agora vamos à Espanha conhecer um dos trajetos mais populares para peregrinações: o Caminho de Santiago de Compostela. Desde a Idade Média essa rota liga a França ao túmulo de Santiago Maior, apóstolo de Jesus Cristo. O itinerário é tão importante historicamente que suas estradas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco. A província de Finisterra é o ponto final do caminho. Reza a lenda que, ao chegar no local, os peregrinos precisam queimar as roupas usadas na viagem como um ato de purificação.   


Viagem a Assis - Vamos voltar à Itália para explorar um local de culto ligado ao padroeiro do "Bel Paese", São Francisco. Assis, sua cidade natal, tornou-se símbolo de espiritualidade após a morte de seu mais ilustre cidadão. São Francisco ficou conhecido por sua mensagem de paz, fraternidade e solidariedade.   


A Basílica dedicada ao santo é uma pérola preciosa tanto do ponto de vista religioso, uma vez que abriga os seus restos mortais, quanto artístico, já que é adornada por belos afrescos do artista renascentista italiano Giotto.   


Continua
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.