Topo

Veneza está ameaçada pelas mudanças climáticas, diz estudo

27/05/2016 16h53

VENEZA, 27 MAI (ANSA) - A cidade de Veneza, um dos principais destinos turísticos do mundo, está ameaçada "de maneira imediata" pelas mudanças climáticas, pelo aumento do nível do mar e pelo crescente fenômeno da erosão do litoral.   

É o que diz a Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Preocupados, em tradução livre) em um relatório que identifica 31 Patrimônios da Humanidade que estão em "grave perigo" por causa do aquecimento global.   

O estudo foi realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).   

"A necessidade de agir é clara e urgente. Devemos reduzir a emissão de gases do efeito estufa e fornecer recursos financeiros para garantir a resistência dos locais em longo prazo", diz o documento.   

Segundo os especialistas, centenas de edifícios e monumentos venezianos já foram danificados pelo aumento do nível do mar, que agora vai muito além das bases de pedra projetadas pelos arquitetos dos séculos passados para protegerem as construções.   

Além disso, a situação tem piorado pela escavação de canais profundos para navegação, fazendo com que a água marinha entre na lagoa e aumente sua salinidade.   

O sal é prejudicial para os tijolos das casas e corrói os suportes metálicos colocados para estabilizarem os edifícios. As infiltrações nocivas de água salgada também estão progressivamente deteriorando obras de arte, como os mosaicos do piso da Basílica de San Marco.   

Atualmente, a Prefeitura de Veneza constrói o chamado sistema Mose, uma rede de barreiras para proteger a cidade de inundações e que já esteve no centro de escândalos de corrupção. Também existe uma discussão para proibir a passagem de navios de cruzeiro pela lagoa.   

Além do município italiano, as mudanças climáticas também ameaçam áreas de natureza preservada, como o ecossistema marinho da Nova Caledônia, na Oceania, e o monte Kilimanjaro, na África, e sítios históricos, incluindo o Stonehenge, no Reino Unido, e a cidade de Cartagena, na Colômbia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.