EUA alertam para risco de terrorismo em viagens à Europa

NOVA YORK, 31 MAI (ANSA) - O Departamento de Estado norte-americano emitiu um alerta nesta terça-feira (31) para seus cidadãos que estão com viagens programadas para a Europa por causa do risco de ataques terroristas durante "eventos importantes e em locais turísticos".   

"No âmbito dos contínuos esforços do Departamento de Estado para oferecer aos norte-americanos que viajam ao exterior informações sobre os eventos relevantes, advertimos os cidadãos norte-americanos do risco de potenciais ataques terroristas na Europa, mirando os eventos importantes, locais turísticos, centros comerciais e transportes", emitiu a entidade.   

No comunicado, o órgão cita como momentos problemáticos a Eurocopa, que ocorrerá na França entre os dias 10 de junho e 10 de julho, e a Jornada Mundial da Juventude, evento católico que será realizado na Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 31 de julho.   

"A Polônia vai impor controles nas fronteiras entre os dias 4 de julho e 2 de agosto e os visitantes devem estar prontos para mostrar os seus passaportes e submeter-se a estritos controles de segurança", diz ainda o comunicado.   

Apesar de recomendar cuidados, os Estados Unidos afirmaram que continuam trabalhando com "os nossos aliados europeus" para evitar problemas de segurança pública.   

Desde o início do ano passado, a Europa é palco de diversos atentados de grande porte de grupos terroristas com o do Estado Islâmico (EI, ex-Isis). A França sofreu com duas ações dos extremistas em janeiro e em novembro do ano passado, que deixaram mais de 140 mortos. Um desses ataques ocorreu próximo ao Stade de France, onde ocorria uma partida amistosa entre França e Alemanha.   

Já no dia 22 de março deste ano, outra ação do EI em Bruxelas deixou 30 vítimas fatais. As mortes ocorreram em ataques no aeroporto de Zaventem e no metrô Maelbeek. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos