Exposição da ANSA retrata nascimento da república italiana

ROMA, 1 JUN (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, inaugurou hoje, dia 1, uma mostra fotográfica da agência internacional de notícias italiana ANSA sobre o referendo que há 70 anos transformou a nação em uma república, cuja data será comemorada amanhã em todo o país.   

"O seu arquivo histórico fotográfico representa um patrimônio inestimável", destacou, recordando que a ANSA "contou, e ainda conta, a vida do país".   

A mostra intitulada "2 de junho de 1946, a eleição dos italianos", apresenta imagens da época, que descrevem as paixões e tensões às vésperas do voto que definiria o destino do país.   

Também são retratados protestos e manifestações, sem deixar de lado imagens de alguns dos personagens mais importantes da época.   

A votação é considerada o primeiro evento da democracia italiana após o período do fascismo. A ANSA,a primeira agência de notícias do país, cujo nascimento remonta à mesma época, captou esse momento histórico graças à dedicação de seus jornalistas e fotógrafos.   

Mattarella visitou a mostra acompanhado pelos diretores da agência, o presidente Giulio Anselmi, o CEO Giuseppe Cerbone e o diretor Luigi Contu, no Quirinale, a sede da Presidência italiana. A mostra estará em cartaz até 5 de julho.   

Comemorações - Para lembrar a data, umas das mais importantes do calendário do país, diversas instituições italianas irão comemorar o dia no Brasil.   

O Eataly irá antecipar as celebrações e hoje prepara um jantar especial, comandado pelos chefs do Eataly e Brace Bar & Griglia, José Barattino e Ligia Karazawa, com direito a harmonização de vinhos, sem deixar de lado os famosos chocolate e café italianos.   

O Istituto Italiano di Cultura, também em São Paulo, preparou uma programação especial para a data. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos