Jornalistas corruptos merecem morrer,diz presidente filipino

SÃO PAULO, 1 JUN (ANSA) - Em mais uma declaração polêmica, o presidente eleito das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que os jornalistas considerados corruptos merecem ser assassinados.   

"Só porque você é jornalista não está isento de ser assassinado se for um filho da puta", disse Duterte durante o pronunciamento feito nesta terça-feira (1) na cidade de Davao, no sul das Filipinas.   

Questionado sobre as mortes de profissionais da imprensa, o político ainda afirmou que jornalistas envolvidos em atividades corruptas ou que aceitarem suborno também merecem morrer.   

Com 174 homicídios desde o fim da ditadura de Ferdinand Marcos, três décadas atrás, as Filipinas são uma das nações mais perigosas do mundo para jornalistas. Na última semana, mais um repórter foi assassinado em Manila. "A maior parte dos que morreram, para ser franco, fez algo errado. Você não será morto se não fizer nada errado", ressaltou Duterte, acusando os profissionais de imprensa de corrupção. Duterte ainda afirmou que a liberdade de expressão prevista na Constituição não protege uma pessoa de violentas repercussões por difamação. "Isso não é só liberdade de expressão. A Constituição já não pode proteger alguém que desrespeite outra pessoa", exaltou.   

O presidente mencionou o caso Jun Pala, um jornalista e político que foi assassinado por atiradores em 2003, em Davao, que nunca foi esclarecido. "O exemplo aqui é Pala. Não quero depreciar sua memória, mas ele foi um filho da puta. Ele mereceu", concluiu.   

Rodrigo Duterte, que tomará posse em 30 de junho, ganhou as eleições com a promessa de combater o crime em seis meses, e ainda prometeu ser um ditador para matar traficantes. "Não tenho paciência e comigo não há meio-termo: ou me matam ou eu mato todos eles." (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos