Maior túnel ferroviário do mundo é inaugurado na Suíça

SÃO PAULO, 01 JUN (ANSA) - A Suíça inaugurou nesta quarta-feira (01) o maior túnel ferroviário do mundo, o Saint-Gothard (ou São Gotardo), com 57,1 quilômetros de extensão e 2,3 quilômetros de profundidade em seu ponto mais profundo sob os Alpes.   

A obra, que custou cerca de 11 milhões de euros (R$ 44 milhões), ligará as cidades de Erstfeld, no norte, até Bodio, no sul, em apenas 20 minutos. A construção durou 17 anos e, ao todo, possui 152 quilômetros de estruturas e labirintos subterrâneos.   

Agora, toda a estrutura passará por testes frequentes e está previsto que ela começará a funcionar comercialmente em 11 de dezembro deste ano. A previsão é que o túnel seja utilizado diariamente por 260 trens de carga e por 65 trens de passageiros, sendo que os primeiros poderão atingir até 100km/h e os segundos em velocidades que variam entre 200km/h e 250km/h.   

A importância da obra é tamanha que a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o presidente da França, François Hollande, viajarão ao lado do líder austríaco, Johann Schneider-Amman, na segunda viagem do trem.   

Além de ser fundamental para o escoamento de produtos do sul europeu para o norte e para desafogar o intenso trânsito na região - especialmente no corredor Rin-Alpes (ligação até Roterdã, na Holanda) e a rota do Mar Norte (até Gênova, na Itália), a construção serve para mostrar a união dos líderes europeus em um momento tão delicado com as questões imigratórias.   

Para as festividades, foram convidadas 1,2 mil pessoas e os nove trabalhadores que morreram durante a construção serão lembrados em um momento especial do evento.   

- Fatos curiosos: A obra suíça bateu os recordes de extensão do túnel de Seikan, no Japão, que tem 53,9km, e Eurotúnel, que liga a Grã-Bretanha e a França em um percurso de 50,5km.   

Ao todo, foram escavadas 28,2 mil toneladas de pedras durante a obra, que empregou 2,6 mil pessoas nos 17 anos. A máquina de perfuração usada durante as obras media 410 metros, ou seja, o equivalente a quatro campos de futebol.   

A construção atual passa por baixo do túnel de Saint Gothard, de circulação de veículos, que foi construído na década de 1980 e também foi construído embaixo do antigo túnel ferroviário, que está em operação desde 1882. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos