Ciclista norte-americano desiste de Olimpíadas por zika

LOS ANGELES, 2 JUN (ANSA) - O ciclista norte-americano Tejay van Garderen desistiu de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro devido ao surto de zika vírus, anunciou nesta quinta-feira (2) o porta-voz da Federação de Ciclismo dos Estados Unidos, Kevin Loughery.   


O atleta, de 27 anos, estava pre-selecionado para as Olimpíadas e tomou a decisão para não colocar em risco sua mulher, Jessica, que está grávida. O ciclista participou em 2012 dos Jogos de Londres e deverá ser pai em outubro. "Sei que as chances de contrair o vírus são mínimas, mas não posso deixar minha família correr riscos, porque eles vêm acima de tudo", disse Loughery.   


"Têm pessoas que passaram as férias na floresta amazônica e nunca contraíram nenhum vírus. Mas não podemos obrigar Kevin.   


Sei que o Brasil tem problemas, alguns sob controle e outros não", disse, por sua vez, o presidente da federação, Derek Bouchard-Hall, comentando a decisão do atleta. "Para o nosso esporte, o velódromo ainda não está pronto. Também há problemas logísticos e estruturais, além do zika vírus. Em resumo, os brasileiros têm um monte de dificuldades para serem superadas", acrescentou.   


A notícia da desistência veio na mesma semana em que o presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, Carlos Nuzman, disse que o surto do zika vírus não atrapalhará as Olimpíadas. Ele garantiu, em uma reunião em Lausanne, que "os riscos de contrair zika vírus cairão drasticamente entre junho e setembro". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos