Com parada militar, Itália celebra os 70 anos da República

ROMA, 02 JUN (ANSA) - Com uma parada militar em Roma, a Itália celebrou nesta quinta-feira (02) os 70 anos da República. No dia 2 de junho de 1946, um referendo no país pôs fim à monarquia e instaurou o novo regime, em uma festa definida pelo presidente Sergio Mattarella como "de todos os italianos e de um país melhor".   

A celebração de hoje iniciou com o presidente italiano depositando uma coroa de flores no Altar da Pátria e seguiu com a parada militar que, pela primeira vez na história, contou com a abertura de 400 prefeitos de todo o país. Ao todo, 3,6 mil civis e militares desfilaram nos Fóruns Imperiais da capital italiana.   

O desfile, que encerrou sob chuva, contou ainda com a participação do força aérea do país e dos marinheiros envolvidos em um problema com a Índia há quatros anos, Salvatore Girone e Massimiliano Latorre. Girone retornou à Itália neste final de semana, após ficar preso em Nova Déli desde 2012.   

Ao lado de Mattarella, estavam presentes o primeiro-ministro, Matteo Renzi, a ministra da Defesa, Roberta Pinotti, a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e do Senado, Pietro Grasso, além de outras lideranças políticas regionais.   

Em uma mensagem enviado ao Chefe do Estado Maior da Defesa, general Claudio Graziano, Mattarella afirmou que os "valores de liberdade, justiça e igualdade entre os homens e o respeito dos direitos de cada um e dos povos, ainda hoje, são o fundamento da união de nossa sociedade e os pilares sobre os quais se apoia a construção da Europa".   

- Saudações: Pelo Twitter, os políticos italianos se manifestaram sobre a data. O premier Matteo Renzi escreveu "Boa Festa da República a todos. Viva a Itália!". Já o ministro das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, lembrou daqueles que trabalham em outras nações.   

"Boa Festa da República aos italianos que servem o país na rede diplomática, nas forças armadas, nas instituições no exterior", postou Gentiloni.   

Até mesmo o Google criou um doodle especial para a data e saudou os italianos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos