Conheça 5 curiosidades sobre o Ramadã, que começa hoje

SÃO PAULO, 6 JUN (ANSA) - Cerca de 1,6 bilhão de muçulmanos, o que corresponde a 22% da população mundial, inicia nesta segunda-feira (6) o período do Ramadã, considerado o mês sagrado de orações e jejum do Islã.   

Durante este mês, os muçulmanos permanecem em jejum de comidas e bebidas do nascer ao pôr do sol e realizam uma série de orações e reflexões. A alimentação está permitida somente no período noturno. O Ramadã corresponde ao nono mês do calendário islâmico e os muçulmanos acreditam que foi a data na qual o livro sagrado, o Alcorão, foi relevado. Conheça 5 fatos sobre o Ramadã.   

1)Todas as pessoas são obrigadas a fazer jejum? Sim. É permitido consumir alimentos e líquidos somente do pôr-do-sol ao amanhecer. Ficam excluídas da obrigatoriedade do jejum apenas crianças que não atingiram a puberdade, idosos, mulheres grávidas ou qualquer doente. Trabalhadores braçais ou que usam a força física também podem se isentar do jejum. 2)O Ramadã causa problemas de saúde ou ajuda a emagrecer? Não, a maioria das informações sobre isso é boato não comprovado. Na realidade, existem até estatísticas que apontam para um ganho de peso nas pessoas que praticam o Ramadã, já que o corpo humano tende a acumular nutrientes quando "percebe" que ficará sem abastecimento por longos períodos. 3)Além do jejum, o que os muçulmanos fazem durante o Ramadã? A ideia do Ramadã abrange reflexões espirituais. A indicação é de que os muçulmanos aproveitem este período sagrado para não pensarem em coisas materiais. 4)Se eu não sou muçulmano, o que devo fazer? Nada. Apenas respeitar os seus colegas muçulmanos que estão no mês sagrado.   

Você pode até convidá-los para eventos, reuniões ou compromissos sociais durante o dia, mas não fique chateado por eles não se integrarem às refeições. Até o básico cafezinho está proibido. 5)Quais são os outros pilares do Islã? O Ramadã faz parte dos 5 pilares do Islã, que são o "testemunho da fé", as cinco orações diárias, o apoio aos necessitados e a peregrinação à Meca. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos