Após derrota, partido governista do México fala em mudanças

CIDADE DO MÉXICO, 7 JUN (ANSA) - O presidente da legenda governista mexicana Partido Revolucionário Institucional (PRI), Manlio Fabio Beltrones, disse que é preciso refletir e mudar após o fracasso eleitoral da legenda nas eleições regionais do último domingo.   

"O PRI deve mudar suas atitudes e criar uma nova conexão com os cidadãos", disse em entrevista para a emissora "Imagen Multimedia".   

A legenda governista perdeu em sete dos 12 estados em disputa, sendo que antes governava em nove deles. Seu rival o Partido da Ação Nacional (PAN), de direita, por sua vez, venceu pela primeira vez em quase 90 anos em locais como Tamaulipas, Quintana Roo e Veracruz, antigos redutos eleitorais do PRI.   

Especialistas consideram esta a pior derrota do PRI há anos, que antes governava 21 estados e agora administrará 15.   

O resultado representa um golpe duro para o presidente Enrique Peña Nieto, criticado pela má gestão em questões relacionadas à corrupção, segurança e o narcotráfico.   

As eleições ainda eram vistas como um termômetro da popularidade do líder e seu partido antes das eleições presidenciais de 2018.   

Eleições - Além dos 12 estados onde foram eleitos novos governadores, o pleito também escolheu membros da Assembleia Legislativa local. Na capital mexicana, Cidade do México, foram escolhidos membros para a Assembleia Constituinte que redigirá a nova Constituição local. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos