Hillary Clinton deve ser 1ª mulher a concorrer à Presidência

NOVA YORK, 07 JUN (ANSA) - A ex-secretária de Estado Hillary Clinton já teria a quantidade de delegados suficientes para a nomeação do partido Democrata para a corrida presidencial, informou a agência de notícias "Associated Press" nesta terça-feira (07).   

Segundo a "AP", o cálculo se baseia na manifestação de apoio de superdelegados à campanha dela anunciado nesta segunda-feira (06). Com isso, Clinton teria conseguido os 23 delegados necessários para atingir o número "mágico" de 2.383. Caso se confirme, a ex-secretária de Estado seria a primeira mulher da história dos EUA a concorrer à Presidência.   

O cálculo divulgado pela agência ocorre no mesmo dia da última "Super Terça" das primárias norte-americanas. Hoje, eleitores da Califórnia, Montana, New Jersey, Novo México, Dakota do Sul e Dakota do Norte realizam suas votações.   

"Estamos lisonjeados, AP, mas nós ainda temos as primárias para vencer. Nós estamos à beira de um momento histórico, mas ainda temos trabalho para fazer. Vamos continuar lutando por cada voto", escreveu a candidata em sua conta no Twitter.   

Já seu concorrente, o senador por Vermont, Bernie Sanders, não reconhece a contagem e disse lamentar esse tipo de informação.   

"É lamentável que a mídia, em um julgamento apressado, esteja ignorando o comunicado claro do Comitê Nacional Democrata de que é errado contar os votos dos superdelegados antes do voto na Convenção Nacional", afirmou o porta-voz de Sanders, Michael Briggs, à "Dow Jones Newswires".   

Em números oficiais, Hillary tem 1.806 delegados - aqueles que votam de acordo com a decisão dos eleitores - e 546 superdelegados - que podem votar de acordo com o que desejam -, totalizando 2.354 "votos" a seu favor. Já Sanders conta com 1.517 delegados e 46 superdelegados, totalizando 1.563.   

Na disputa de hoje, o principal estado é a Califórnia, que disponibilizará 546 delegados. Ao todo, mais de 600 delegados democratas estarão em jogo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos