Cardeais entregam conclusões ao Papa sobre reforma da Cúria

CIDADE DO VATICANO, 8 JUN (ANSA) - Com o encerramento dos trabalhos da 15ª reunião dos cardeais que debatem a reforma da Cúria romana, o chamado C9, o grupo confiou ao papa Francisco suas conclusões hoje, dia 8.   

Os resultados das considerações dizem respeito a diversas congregações como, Doutrina da Fé, Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Causas dos Santos, entre outros, informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.   

O representante religioso explicou que "os resultados foram enviados ao Papa para novos aprofundamentos e as consultas que considere oportunas".   

"Alguns critérios presentes em tais reflexões foram, por exemplo, simplificação, harmonização das tarefas das várias agências, possíveis formas de descentralização em relação às conferências episcopais", etc.   

As próximas reuniões, relatou Lombardi, acontecem entre 12 e 14 de setembro e de 12 a 14 de Dezembro. O objetivo final dos cardeais é formular uma nova Constituição Apostólica para substituir a "Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II em 1988. Entre as diretrizes da reforma estão a racionalização dos órgãos da Santa Sé, a redução da burocracia e a criação de uma estrutura que trabalhe ao lado do Papa no governo da Igreja. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos