Sharapova é suspensa por 2 anos por uso de doping (2)

ROMA, 08 JUN (ANSA) - A tenista russa Maria Sharapova, 29 anos, foi suspensa por dois anos do esporte por uso da substância proibida meldonium nesta quarta-feira (08). Segundo decisão dos magistrados, a pena por uso de doping é retroativa ao dia do exame, no dia 26 de janeiro.   


A ex-número 1 do mundo já estava suspensa provisoriamente desde o dia 7 de março, quando veio à público comunicar que havia sido flagrada em um exame antidoping durante o Aberto da Austrália de tênis. Na época, ela admitiu ter feito o uso de substância e informou que não sabia que o meldonium - que usava há 10 anos para controlar o diabetes - havia sido proibido. De fato, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) havia banido a substância no final do ano passado.   


A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) ainda informou que ela perderá os 430 pontos obtidos por ter competido até as quartas de final da competição australiana e que precisará devolver cerca de 281,6 mil dólares australianos que ganhou em premiação.   


Ainda cabe recurso à decisão no Tribunal Arbitral do Esporte e, através de seu Facebook, Sharapova anunciou que irá recorrer. "Hoje, com a decisão pela minha suspensão por dois anos, o tribunal da ITF concluiu de forma unânime que meu doping não foi intencional. Vocês precisam saber que a ITF pediu ao Tribunal que me suspendesse por quatro anos - a suspensão padrão para uma violação intencional - e o Tribunal rejeitou a posição da ITF.   


Como o Tribunal concluiu que eu não violei intencionalmente as regras antidoping, eu não posso aceitar a punição injusta de dois anos", postou a atleta. Na postagem, Sharapova ainda afirmou "sentir falta" de jogar o esporte e de "todos os meus fãs incríveis, que são os melhores e os mais leais fãs no mundo" e disse estar lendo todas as mensagens de carinho e força que vem recebendo.   


Com a decisão divulgada hoje, a atleta russa está fora das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que iniciarão no dia 5 de agosto.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos