Conheça as cidades com mar mais bonito da Itália

ROMA, 10 JUN (ANSA) - A Sardenha é mais uma vez a região italiana dona das praias mais bonitas do país. É o que indica a classificação "Il Mare Più Bello", criada pelo guia turístico Guida Blu, que avalia cidades costeiras que, além de contarem com um mar muito bonito, também estão preocupadas com a preservação da natureza nativa da região e têm iniciativas de ecologia e sustentabilidade em funcionamento.   


Na edição deste ano, a grande vencedora foi a da pequena cidade de Domus de Maria, na província de Caglari. O local é totalmente empenhado na valorização e na proteção do ecossistema e, consequentemente, da sua bela paisagem. O município também está envolvido em projetos que incentivam a educação ambiental e a paixão pelos seus bens arqueológicos. Um dos programas de destaque é o Life Providune, que cuida da defesa das dunas da região.   


Em segundo lugar está Pollica, na província de Salerno (Campânia), conhecida como a capital mundial da dieta mediterrânea e cidade onde mais de 75% do lixo e dos demais resíduos são recolhidos.   


Além disso, o consumo energético dos prédios públicos do município tem um impacto zero, um antigo moinho agora usa a água que passa por ele para gerar energia hidroelétrica, um jardim mediterrâneo foi cultivado e uma área agrícola de 20 hectares foi criada especialemnte para a produção do vinho da dieta mediterrânea.   


Já na terceira posição está a cidade de Castiglione della Pescaia, na província de Grossetto (Toscana), famosa pelas suas iniciativas e projetos, cada vez mais significantes e importantes, como o que permite a explorar a Riserva Naturale Diaccia Botrona, habitat da rara águia-pescadora.   


O município conta com uma rede de estruturas turísticas ampliada, com novos itinerários para serem feitos por trekking e a cavalo, e está dando mais espaço para os ciclistas, com o aumento do número de ciclofaixas e dos estacionamentos "deixe o carro e pegue a bicicleta".   


Após o "top 3" aparece Posada, na Sardenha, em quarto lugar; Santa Marina Salina, na Sicília, em quinto; San Vito Lo Capo, também na Sicília, em sexto; Vernazza, na Ligúria, em sétimo; Maratea, na Basilicata, em oitavo; Capalbio, na Toscana, em nono; e Otranto, na Púglia, em 10º.   


Além delas, outras nove cidades também merecem ser citadas. A região da Sardenha conta com três delas: Bosa, Baunei e Santa Teresa di Gaullura. Já na Púglia estão mais três: Polignano al Mare, Melendugno e Castro. E as demais são Camerota, na Campânia, Isola del Giglio, na Toscana, e Roccella Jonica, na Calábria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos