No sufoco, França bate Romênia na abertura da Euro

PARIS, 10 JUN (ANSA) - Tensão fora de campo devido ao temor de novos ataques terroristas e às greves contra a reforma trabalhista do governo, tensão no gramado com o peso de ser anfitriã. Uma das favoritas a vencer a Eurocopa 2016, a França não mostrou um bom futebol nesta sexta-feira (10) e suou para bater a Romênia por 2 a 1 na partida de abertura do torneio.   


Tendo o craque da Juventus Paul Pogba como maior esperança e recheada de bons jogadores como Kanté, Payet, Matuidi e Griezmann, os "Bleus" não corresponderam ao calor da torcida e ficaram aquém da expectativa. A seleção francesa até teve algumas chances no primeiro tempo, mas faltou pontaria para balançar as redes romenas.   


O gol inaugural da Euro 2016 só sairia aos 12 da etapa complementar, em uma cabeçada do centroavante Giroud, herdeiro da vaga de Benzema no comando do ataque francês. No entanto, menos de 10 minutos depois, Stancu, de pênalti, deixou tudo igual. O empate persistiu até os 43, quando Payet acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço, levando o Stade de France à loucura.   


Muito criticada nos últimos anos devido à suposta falta de compromisso de alguns atletas, a França vive um raro momento de sintonia com a torcida, que mais uma vez não poupou as cordas vocais para entoar seu hino nacional, a "Marselhesa". E isso em um momento em que o país parece estar de cabeça para baixo.   


Por um lado, os recentes atentados na Europa levaram as autoridades a reforçarem o esquema de segurança para o torneio - torcedores foram obrigados a passar por diversos bloqueios para chegar ao Stade de France, um dos alvos dos ataques de 13 de novembro. Por outro, a nação vive um crescente caos por causa das greves contra a reforma trabalhista do presidente François Hollande.   


Essa conjuntura deve continuar até o próximo dia 15 de junho, quando os "Bleus" enfrentarão a Albânia pela segunda rodada da Euro e tentarão dar mais um passo para repetir a trajetória de 1998, quando sediaram a Copa do Mundo e levantaram a taça.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos