Pesquisa mostra que 57% dos britânicos querem ficar na UE

LONDRES, 10 JUN (ANSA) - A saída do Reino Unido da União Europeia parece não ser algo que a maioria dos britânicos desejam. Uma pesquisa realizada pelo "YouGov', mostrou que 57% dos cidadãos são contrários ao chamado "Brexit", enquanto apenas 43% dos votos válidos desejam a "independência" do bloco econômico.   

Quando os números totais são analisados, os que são contrários à saída da UE continuam sendo maioria: 48% querem permanecer enquanto 35% querem deixar o bloco.   

O estudo é o primeiro realizado no último ano que mostra uma grande tendência para uma das duas opções do referendo que será realizado no dia 23 de junho. Até agora, os dados apresentavam diferenças mínimas entre o "sim" ou "não" da votação e, em alguns momentos, havia até um empate técnico.   

O "Brexit" colocou em lados opostos diversas figuras políticas importantes do Reino Unido. Enquanto o primeiro-ministro David Cameron, após uma "melhoria" nas condições de participação da UE, está do lado daqueles que querem ficar no grupo, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson faz campanha para a autonomia.   

A votação está cercada de expectativas e de intensa campanha dos dois lados. Até por causa disso, a inscrição de eleitores para votar sobre o "Brexit" foi prorrogada por mais dois dias e cerca de 430 mil britânicos se cadastraram para votar na última hora.   

De acordo com analistas, esses novos eleitores são em sua maioria jovens, que decidiram ser importante votar sobre a questão. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos