Crime em boate gay 'é um ato de terror e de ódio', diz Obama

WASHINGTON, 12 JUN (ANSA) - Em um pronunciamento à nação neste domingo (12), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lamentou o massacre de 50 pessoas em uma boate gay em Orlando.   

"Estamos arrasados com a morte de dezenas de pessoas inocentes e estamos ao lado dessas famílias. Estamos no início da investigação e o que sabemos, até o momento, que este é um ato de terrore de ódio", disse o mandatário.   

Usando a mesma postura cautelosa dos investigadores, Obama não revelou o nome do atirador e nem suas motivações, mas disse que o que se tem certeza até agora é que "essa era uma pessoa cheia de ódio".   

O líder dos EUA informou que, "nos próximos dias", os investigadores irão revelar se o homem tem alguma relação com grupos extremistas ou quais foram as motivações desse crime, mas que isso não fará o país "mudar seus valores".   

"Qualquer ataque contra qualquer cidadão norte-americano, seja de qualquer orientação sexual ou religião, é um ataque contra todos nós e sobre os valores e a dignidade que nos faz norte-americanos. Mas, nenhum atentado mudará isso. Manteremos nossos valores", destacou o presidente.   

Obama ainda ressaltou que o governo federal irá disponibilizar "todos os recursos federais disponíveis" para Orlando e agradeceu o trabalho das autoridades, dos médicos e de todos os envolvidos na ação.   

O presidente ainda lembrou "que o homem entrou no local portando duas armas. Isso é para nos lembrar como é fácil pegar uma arma e atirar em pessoas em qualquer lugar nos EUA". "Temos que decidir se esse é o tipo de país que queremos viver", disse Obama em uma clara referência ao Congresso, de maioria republicana, que não quer revisar a questão de acesso às armas no país.   

O mandatário terminou sua fala lembrando que esse "é o maior assassinato da história dos Estados Unidos" e pediu orações para as vítimas e seus familiares. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos