Com comemorações até na Índia, Trump completa 70 anos

NOVA YORK, 15 JUN (ANSA) - Em meio aos polêmicos comentários sobre o massacre da boate gay Pulse, em Orlando, feitos pelo pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, o magnata norte-americano completou 70 anos nesta terça-feira, dia 14.   


Nascido em 14 de junho de 1946, no distrito do Queens, em Nova York, o milionário, famoso pelos seus comentários preconceituosos contra latinos e árabes e pelas suas ideias radicais sobre imigração, é filho de Mary MacLeod, uma imigrante escocesa, e de Fred Trump, um imigrante alemão.   


Antes de entrar para a política, o magnata tornou-se empresário, investidor e até personalidade de TV, com seu conhecido programa "The Apprentice", que ganhou uma versão em português ("O Aprendiz"). Dono de falas machistas, racistas, homofóbicas e contra deficientes físicos, o político norte-americano pode se tornar o presidente mais velho a assumir o país se ele vencer a pré-candidata democrata Hillary Clinton no final do ano. Além disso, se o magnata ocupasse a Casa Branca e conseguisse se reeleger, ele poderia chegar até aos 80 anos no cargo, um recorde no país.   


Até o momento, o presidente mais velho ao assumir é Ronald Reagan, que se tornou mandatário aos 69 anos e que deixou o cargo aos 77 anos. Já George W. Bush fica logo atrás, tendo ganho as eleições presidenciais aos 64 anos.   


Do lado oposto, John Fitzgerald Kennedy assumiu o cargo com apenas 43 anos, sendo considerado o presidente mais jovem da história dos Estados Unidos. Seguidos por ele estão Bill Clinton, com 46 anos, e Barack Obama, com 47 anos.   


Trump não divulgou como comemorará seu aniversário, no entanto, o político deve participar de um comício em Greensboro, no estado da Carolina do Norte, na noite desta terça.   


Comemorações pela data estão sendo realizadas em vários pontos dos Estados Unidos e até na Índia. Na cidade de Nova Délhi, o grupo radical de direita Hindu Sena organizou uma festa para o milionário, denominado por ele como "salvador da humanidade".   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos