OMS 'absolve' café e diz que bebida não causa câncer

ROMA, 14 JUN (ANSA) - O café não causa câncer. Ao menos é o que diz um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que será divulgado nesta quarta-feira (15). Cerca de 20 especialistas internacionais elaboraram um parecer para a Agência para Pesquisas de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e 'absolveram' a bebida de causar a doença.   


Em 1991, o café foi incluído em uma lista em que aparecia como "provável causador" de câncer de bexiga. Porém agora, após analisar cerca de 500 estudos publicados nos últimos 25 anos sobre a bebida, os especialistas afirmaram que não existe qualquer evidência da relação entre o câncer de bexiga - ou qualquer outro tipo de tumor - e o amado cafezinho.   


Na realidade, com essa revisão de estudos, os especialistas chegaram à conclusão que o café protege contra duas formas de tumores: aquele que atinge o fígado e outro que atinge o útero.   


O parecer, segundo fontes, analisa que o ideal é consumir de três a quatro pequenas xícaras de café por dia - desde que a pessoa não sofra de doenças como cirrose, por exemplo. Agora, os analistas focarão na relação entre doenças e o consumo de chá.   


A notícia de que o café poderia causar câncer foi divulgada pela OMS em outubro do ano passado. Desde então, todo o material sobre o produto foi reanalisado e a absolvição à bebida foi confirmada. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos