Restaurante italiano é eleito o melhor do mundo

NOVA YORK, 14 JUN (ANSA) - A "Osteria Francescana", do chef Massimo Bottura, em Modena (Itália), foi considerada o melhor restaurante do mundo pelo "The World's 50 Best Restaurants", o "Oscar dos Restaurantes". Na premiação realizada em Nova York na noite desta segunda-feira (13), Bottura, 53 anos, estava visivelmente emocionado. "Eu estou quase chorando. Ganhar nesses dias significa usar o ingrediente da cultura porque a cultura é conhecimento e conhecimento abre a consciência e cria responsabilidade", destacou o chef.   


Além de ter seu restaurante, Bottura é também conhecido na Itália por ações sociais. Durante a Exposição Universal, ocorrida em Milão no ano passado, o chef se uniu com a Caritas, entidade católica de ajuda aos mais pobres, e criou o "refeitório dos pobres". O italiano também estará no Brasil em agosto, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, para participar do projeto "soup kitchen", que distribuirá comida nas favelas cariocas. Na segunda colocação ficou o espanhol "El Celler", dos irmãos Roca, e em terceiro lugar ficou o nova-iorquino "Eleven Madison Park", dos chefs Daniel Humm e Chris Flint. Para ganhar o prêmio, é preciso conquistar a preferência de quase mil especialistas em gastronomia de várias partes do mundo. - Brasil: Presença frequente entre os 10 melhores restaurantes do mundo nos últimos anos, o Brasil não conseguiu emplacar nenhum estabelecimento no principal ranking do tipo no mundo.   


O D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, ficou na 11ª colocação.   


O brasileiro não compareceu à premiação. O Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que tinha ficado na 41ª colocação em 2015 caiu para a 51ª neste ano e o Lasai, de Rafael Costa e Silva, ficou na 64ª posição. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos