Hillary vence última primária e se reúne com Sanders

WASHINGTON, 15 JUN (ANSA) - A pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, venceu a última primária de seu partido nesta terça-feira (14), realizada no Distrito de Columbia, e se reuniu com seu rival, o senador de Vermont Bernie Sanders. Na região, que inclui a capital Washington, a ex-secretária de Estado teve 78,7% dos votos, conquistando 38 delegados. Sanders ficou com 21,1% dos votos, levando seis delegados. Durante toda a corrida eleitoral, Hillary conquistou 2,8 mil delegados - bem a mais dos 2.383 necessários para a indicação. Sanders, por sua vez, ficou com 1.881. Com o resultado das urnas confirmados, os dois democratas conversaram por cerca de 1h30 e debateram sobre a "perigosa ameaça para a nação representada por Donald Trump". "Foi uma discussão positiva", disse o comitê de apoio a Hillary. Segundo o grupo, os dois debateram sobre "numerosos temas", como o aumento nos salários, a eliminação da política sobre dinheiro não declarado e a redução de custos nas instituições de ensino.   

Eles teriam combinado de, a partir de agora, trabalhar com uma agenda de temas compartilhados.   

Já o porta-voz de Sanders, Michael Briggs, afirmou que os dois tiveram uma "discussão positiva sobre a melhor forma de atrair mais pessoas ao processo político e sobre a ameaça chamada Donald Trump".   

Apesar de não declarar abertamente que desistiu da corrida eleitoral, Sanders tenta um último esforço para colocar na pauta dos temas democratas de campanha algumas de suas bandeiras, voltadas mais para o campo social, até a Convenção do Partido Democrata, que ocorre entre os dias 25 e 28 de julho (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos