Grupo chavista joga fezes em sede de jornal na Venezuela

CARACAS, 17 JUN (ANSA) - Ao menos quatro pessoas pertencentes ao coletivo "ChaMa" (favorável aos presidentes chavistas Hugo Chávez e Nicolás Maduro) vandalizaram a sede do jornal venezuelano "El Nacional" na madrugada desta sexta-feira, dia 17, com fezes e pichações em defesa ao governo.   

Segundo os seguranças que vigiam o prédio onde se encontra a redação da publicação, o grupo de quatro pessoas estava armado e tentou forçar o portão para entrar no edifício, na capital Caracas.   

Ainda de acordo com os funcionários, depois de não conseguirem arrombar o portão, um dos vândalos escreveu com um spray de tinta na cabine de vigilância a frase "Chama Pueblo Rebelde" enquanto os demais jogavam fezes no prédio.   

Além disso, antes de fugirem, os quatro também deixaram um panfleto no local, no qual afirmaram que seus atos são para rejeitar os "ataques" do periódico contra "um país próspero".   

"Tal como [o jornal] foi uma peça chave no Golpe de Estado de 2002 ao comandante Hugo Chávez, ele continua a fazer um trabalho sujo de desinformar, gerar caos e favorecer, com isso, a macabra intervenção estrangeira imperial", afirma o panfleto.   

O presidente do "El Nacional" criticou o ato de depredação e disse que "o coletivo ChaMa foi quem atacou o jornal" e que "no melhor dos casos, jogar fezes é uma projeção do conteúdo do cérebro de Maduro". Otero, que está fora do país após um processo judicial de difamação contra ele ter sido iniciado pelo deputado Diosdado Cabello, afirmou que a publicação "não vai se auto-censurar" e que continuará dizendo a verdade.   

"El Nacional", que mantém uma posição de crítica ao governo da Venezuela, é frequentemente atacado verbalmente por Maduro, que já disse em várias ocasiões que o periódico é "cúmplice" de uma "conspiração contra ele" para tirá-lo do poder. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos