Salvatore Ferragamo bancará reforma de monumento em Florença

FLORENÇA, 17 JUN (ANSA) - A monumental Fontana del Nettuno (Fonte de Netuno) de Florença, situada na Piazza della Signoria e conhecida pelos florentinos como "Biancone" devido ao seu mármore branco, será restaurada a partir do próximo mês de setembro.   

A obra deve durar pouco mais de dois anos e custará 1,5 milhão de euros, bancados pela grife italiana Salvatore Ferragamo. O objetivo é devolvê-la nova em folha no dia 10 de dezembro de 2018, exatos 444 anos depois de sua inauguração pelo escultor e arquiteto Bartolomeo Ammannati.   

Além de um radical trabalho de limpeza e do reforço dos seus mármores de Carrara desgastados pelo tempo, a Fontana del Nettuno também ganhará um novo sistema de circulação de água, já que o atual está desativado há alguns anos por causa de uma tubulação rompida.   

Por sua vez, os adornos de bronze serão levados a um laboratório para restauração. O canteiro será visível ao público, que poderá acompanhar as intervenções de perto. A praça onde fica a fonte é a mais movimentada de Florença, abriga também o Palazzo Vecchio, sede da Prefeitura, e está ao lado das Gallerie degli Uffizi, principal museu da cidade e um dos mais renomados do mundo.   

O modelo de restauração, bancado por uma grife, é semelhante ao usado na Fontana di Trevi, em Roma, cuja revitalização foi financiada pela Fendi. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos