Bélgica prende 12 suspeitos e evita 'ataque iminente'

BRUXELAS, 18 JUN (ANSA) - Uma operação antiterrorismo da polícia da Bélgica prendeu 12 pessoas na madrugada deste sábado (18) e, segundo a imprensa local, evitou um "ataque iminente" no país.   

De acordo com o jornal "Le Soir", a blitz foi iniciada assim que investigadores escutaram suspeitos falarem em uma interceptação telefônica sobre um atentado que seria realizado em breve. Uma das hipóteses é que alguns dos homens se dirigiriam durante a tarde para Rogier, zona de Bruxelas onde há uma "fan zone" da Eurocopa 2016.   

O local conta com um megatelão que transmite as partidas da seleção belga no torneio. Neste sábado, os "Diabos Vermelhos" enfrentaram a Irlanda, jogo que terminou em 3 a 0 para a Bélgica. Ainda segundo a imprensa do país, é "plausível" a hipótese de que o grupo planejava um ataque durante o confronto.   

De acordo com a Procuradoria Federal, não foram apreendidos armas e nem explosivos, mas os "elementos coletados durante o inquérito exigiam uma intervenção imediata". O nível de alerta em toda a nação permanece no nível 3 - de um total de 4 -, o que significa que a ameaça é "grave, possível e verossímil", mas não iminente.   

No último dia 22 de março, a Bélgica foi alvo de um duplo atentado que matou 32 pessoas em Bruxelas e no aeroporto de Zaventem, situado nos arredores da capital. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos