Na Croácia,parlamento é dissolvido e eleições são convocadas

ZAGREB, 20 JUN (ANSA) - O parlamento da Croácia aprovou nesta segunda-feira, dia 20, a sua dissolução. A decisão vem menos de uma semana após uma monção de censura ao governo do primeiro-ministro do país, Tihomir Oreskovic, e abre espaço para eleições antecipadas, as primeiras da história da Croácia.   

Na votação desta segunda, 137 dos 151 deputados foram favoráveis à decisão, dois foram contra, um se absteve e os outros não compareceram à seção. Com parcela majoritária da casa, foi decidido que o parlamento do país será oficialmente dissolvido no próximo dia 15 de julho.   

A data foi escolhida pelos parlamentares para evitar que as novas eleições ocorram durante a alta temporada de turismo do verão europeu. De acordo com a legislação croata, em casos como esse as votações devem acontecer entre 30 e 60 dias após o dissolvimento do parlamento.   

Sendo assim, as eleições devem acontecer no mês de setembro e cabe à presidente do país, Kolinda Grabar Kitarovic, escolher o dia específico para elas.   

Oreskovic assumiu o cargo de premier da Croácia no início do ano, ainda em janeiro, e seu governo foi formado por uma discreta maioria da Coalizão, aliança liderada pelo partido conservador União Democrática Croata (HDZ) e pelo partido Most.   

No entanto, devido a uma grande instabilidade econômica gerada por uma recessão, a uma alta taxa de desemprego e aos constantes problemas e polêmicas relacionados à crise migratória, o governo não conseguiu se manter no poder por muito mais de cinco meses, sendo alvo de protestos e manifestações.   

De acordo com especialistas, para as novas eleições nem a HDZ e nem a sigla de oposição, o Partido Social-Democrata, devem conseguir a maioria absoluta das cadeiras sozinhos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos