No hemisfério norte,solstício de inverno terá lua de morango

SÃO PAULO, 20 JUN (ANSA) - Na chegada do verão no hemisfério norte, um fenômeno que ocorre a cada 70 anos irá acontecer nesta segunda-feira (20): a "strawberry moon" ("lua de morango").   

Será a primeira vez desde 1967, segundo o jornal "The Guardian", que os moradores do norte do planeta terão o dia mais longo do ano seguido por uma lua cheia que, como os antigos nativos chamavam, marca o início da colheita da fruta.   

Já na Inglaterra, milhares de pessoas são esperadas para acompanhar o solstício nas ruínas de Stonehenge. No ano passado, mais de 20 mil aventureiros acompanharam a mudança no chamado "Templo do Sol".   

No hemisfério sul, teremos o efeito contrário: esta será a noite mais longa do ano. A mudança do outono para o inverno ocorrerá, pontualmente, às 19h34 desta segunda-feira.   

Segundo meteorologistas, no Brasil, a estação será a mais fria dos últimos anos, já que o efeito do fenômeno climático "El Niño", que aquece as águas do Oceano Pacífico, diminuiu consideravelmente. É previsto uma queda nas temperaturas, além de chuvas constantes para o país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos